Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Julgamento de Lula no caso do tríplex é marcado para janeiro

    Caso o ex-presidente seja condenado em segunda instância, ele poderá se tornar inelegível e ser preso.

    Publicado por Brenda Licia
    há 6 anos

    O julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do tríplex foi marcado para o dia 24 de janeiro de 2018. O caso será julgado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), localizado em Porto Alegre.

    Os desembargadores vão analisar o recurso do petista e consequentemente decidir se manterão ou não a decisão do juiz Sérgio Moro que condenou em primeira instância Lula a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo envolvendo o triplex.

    O ex-presidente havia sido acusado de ter recebido um apartamento triplex no Guarujá, como propina paga pela empreiteira OAS em troca de benefícios em obras da Petrobras.

    (Para mais informações sobre o caso, clique aqui).

    A defesa de Lula, representada pelo seu advogado Cristiano Zanin Martins, afirmou que não há provas dos crimes citados na sentença e disse que foram ignoradas "evidências esmagadoras de inocência".

    “O TRF4 deve informar o motivo pelo qual o recurso do ex-presidente Lula está tramitando nessa velocidade, fora do prazo médio observado em outros casos. Vamos pedir ao tribunal informações sobre a ordem cronológica dos recursos em tramitação”, diz a nota do escritório Teixeira Martins, que também defende o ex-presidente.

    Lula poderá se eleger em 2018?

    Se os desembargadores mantiverem a condenação, o ex-presidente Lula não poderá concorrer nas eleições de 2018 porque a situação entra na Lei da Ficha Limpa, que diz que caso haja uma condenação criminal por um órgão colegiado, como é o caso da turma do TRF-4, o candidato torna-se inelegível. A lei foi sancionada pelo próprio Lula em 2010. Caso a apelação seja negada, o petista poderá recorrer a outras instâncias.

    Há possibilidade de Lula ser preso?

    Sim, caso o TRF-4 decida manter a decisão da primeira instância, este poderá determinar a prisão de Lula ou decidir que o ex-presidente só irá para a prisão após todas as apelações terem sido negadas.

    Isto é possível através de um entendimento em 2016 do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que um réu condenado em segunda instância já comece a cumprir a pena de prisão mesmo que esteja recorrendo aos tribunais superiores.

    Fonte: Lumos Jurídico.

    • Sobre o autorAdvogada - OAB/RN 19.488
    • Publicações46
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações334
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgamento-de-lula-no-caso-do-triplex-e-marcado-para-janeiro/531269543

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)